11 e 12 / setembro / 2017

Auditório do Centro de Eventos do Instituto de Informática
UFRGS - Campus do Vale

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia
Porto Alegre / RS - Prédio: 43513(67)
11 e 12 / setembro / 2017

Auditório do Centro de Eventos
Instituto de Informática
UFRGS - Campus do Vale

Av. Bento Gonçalves, 9500
Agronomia, Porto Alegre / RS
Prédio: 43513(67)

O Workshop Regional de Música Eletrônica e Computação Musical visa a reunir estudantes e pesquisadores de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, incluindo também um público leigo, constituído por entusiastas da área de Áudio e de diversos tipos de Música, da sociedade em geral. Trata-se de um evento aberto, que nasce da identificação e do compartilhamento de um importante valor regional, qual seja a admiração e o cultivo da Música Eletrônica e da Computação Musical.

Características do Evento

O Workshop Regional Música Eletrônica e Computação Musical será organizado sob a forma de um evento de caráter democrático, com duração de dois dias. A programação de cada dia prevê convite para um palestrante externo, cuja formação e experiência profissionais representem uma contribuição inovadora e incentivadora, para a comunidade acadêmica, principalmente em nível de pós-graduação. Além das contribuições trazidas por esses palestrantes externos, haverá apresentações no formato de Oficinas Demonstrativas, organizadas por pesquisadores de instituições do Estado (UFRGS, UFPel, UFSM e IFRS). O fechamento dos trabalhos será feito no formato de Mesa Redonda, onde serão traçadas perspectivas futuras para a pesquisa na área, incluindo trocas de experiências e espaço para discussão sobre planos de atuação e estudo dos respectivos participantes do evento. Neste workshop, haverá dois aspectos de interesse, os quais desempenham papéis fundamentais para a área de Música e Tecnologia. O primeiro envolve sintetização sonora (analógica e digital), incluindo o respectivo desenvolvimento de hardware (sintetizadores, filtros e processadores de feitos); o segundo aspecto foca nas técnicas modernas de processamento digital de Áudio e Música, incluindo técnicas para transcrição automática de Música e recuperação de Informação Musical.